Não misture conta pessoal com o caixa, mantenha um investimento assertivo em marketing, controle o estoque, atenda bem seus clientes e assegure-se de que sua equipe está engajada com a cultura da empresa. Dificilmente quem abre uma empresa no Brasil não sabe quais são as ações básicas para ter e manter um negócio saudável. Então, por que tantas empresas fecham as portas todos os dias?
Existem motivos específicos? É culpa da crise? Retração do mercado?

Será que colocamos muitas esperanças em empreender? Abrimos empresas na esperança de um aumento imediato na renda e de redução na jornada de trabalho? Ou não entendemos, que nos primeiros anos de vida do negócio, é financeiramente saudável que todos os ganhos sejam reinvestidos?
Talvez o motivo seja a má formação das escolas de negócios? Qual é o tamanho da distância entre o que as universidades ensinam e o que o mundo real das empresas necessita?
Faltam profissionais qualificados no mercado? Em um país com alto índice de desemprego, é justificável que empreendedores considerem que a tarefa de encontrar funcionários dedicados e qualificados é um dos piores pesadelos de qualquer dono de empresa?

Existe uma infinidade de motivos que podem contribuir para a falência de qualquer negócio e todos eles passam por alguma falha na gestão da empresa. Seja por inexperiência dos líderes, falta de conhecimento sobre o mercado de atuação, centralização das decisões, criação de produtos inadequados, demora em implementação de melhorias fundamentais para a operação da empresa, entre outros.
Empreender é uma vida sofridamente apaixonante. Seguindo a estatística do mercado de pequenas e médias empresas brasileiras o negócio que você está abrindo hoje tem grandes chances de fechar em dois anos. Como você vai fugir da maioria?